quinta-feira, 27 de setembro de 2007



Jornalistas X Antropólogos


Por Mácia Grasieli

O antropólogo desfruta da liberdade de escolha e o objetivo da sua pesquisa é desenvolvido através de seus interesses. Penso ser difícil comparar o jornalismo com a antropologia, mesmo porque existem mais diferenças do que igualdades entre ambos. Um antropólogo trabalha em pesquisas mais demoradas e aprofundadas, visando o publico da área antes de qualquer coisa. Os antropólogos trabalham para que as pesquisas fiquem registradas, servindo para futuras pesquisas. Já com o jornalismo acontece totalmente ao contrário. O jornalista trabalha com o imediatismo e não tem liberdade de escolha alguma. Sua arma são os acontecimentos, que muitas vezes não são publicados como deveriam. Acredito que o jornalismo esconda muito do que realmente produz, mesmo porque, não depende somente de um repórter a publicação de uma matéria. Por mais que a matéria seja produzida, não quer dizer que será divulgada, cabendo ao editor essa façanha. O jornalismo sofre censura por todos os lados. A publicidade faz muitas vezes com que a realidade não venha à tona, diferentemente do antropólogo, que por sua vez, não depende de outros para a publicação de seus trabalhos.
É complicado agora escrever este texto, mesmo porque sou uma futura jornalista, e já sinto posso sentir na pele como tudo realmente funciona. O jornalista jamais poderá expressar sua opinião, tudo deve ser parcial. Mas isso não acontece na verdade, se acontecesse, os jornalistas não precisariam esconder o que de fato ou tentar amenizar a notícia para que ninguém saia aborrecido.
A antropologia tem liberdade de escolha, tempo e pesquisa de aperfeiçoamento ao seu favor. Esta, assim como o jornalismo, se dedica a sua sociedade, a diferença está em até que ponto a dedicação é permitida.

Nenhum comentário: