quinta-feira, 25 de outubro de 2007



Ecomuseu comemora com cultura.


Márcia Grasieli


O Ecomuseu em parceria com a Itaipu Binacional e o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) comemorou na última terça feira, 16, os vinte anos de existência do Ecomuseu. O evento contou com a presença do diretor geral da Itaipu Binacional Jorge Samek, acadêmicos da instituição de ensino UDC, educadores, representantes da organização CEAEC, dentre outros. Além de comemorar o aniversário do Ecomuseu o acontecimento promoveu a exposição do agitador intelectual do século XXII Vicencio Juan de Lastanosa e do artista Osvaldo Marcón.
O diretor geral da Itaipu Binacional homenageou o museu e seus colaboradores: “todos os funcionários que passaram por aqui viveram o museu. O Ecomuseu é uma forma de retribuição para com a história da Itaipu Binacional, diz Samek.
A exposição do arquiteto argentino Osvaldo Marcón mostrou um material artístico expressivo, com ação, movimento. Obras expostas que abordam seus períodos e estilos em desenhos, pinturas e esculturas, voltados para o Renascimento e Barrocos italianos.
Já a exposição do agitador espanhol trouxe para o Ecomuseu pedras preciosas, esculturas, biblioteca, mapas e curiosidades. O colecionador propulsor de idéias tinha interesse em acumular artefatos do saber. Para Vecencio Juan de Lastanosa, colecionar objetos atravessava o sentimento.
O CEAEC desenvolve cursos e pesquisas em Conscienciologia ciência focada para o estudo integral da consciência. A organização sem fins lucrativos reúne em sua instituição, 267 coleções de artefatos do colecionador. “O objetivo da exposição é revelar a biografia, arte, ciência e filosofia do agitador”, declara a coordenadora do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, Miriam Chances.
A exposição Osvaldo Marcón e Vicencio Juan de Lastanosa estará disponível aos visitantes até 2 de março. Conhecimento em longo prazo.

Nenhum comentário: